Bem-vindos ao nosso Site
A Escola Básica dos 2.º 3.º Ciclos de Santo António situa-se na freguesia de Santo António, no Funchal, Ilha da Madeira, e responde a um número significativo de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, num total de 71 alunos.
Neste contexto pretendemos que este site responda a algumas necessidades sentidas, nomeadamente no que respeita à partilha de saberes, de opiniões, ao acesso a sites de actividades, materiais e a informações úteis, a todos os que intervêm no processo educativo destes alunos.
Ano Letivo 2012-2013 - Problemáticas

Alunos com NEE 2010/2011 - Problemáticas
A massificação do ensino e a construção da escola inclusiva levaram várias crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) a escolher a escola do ensino regular como espaço privilegiado para as aprendizagens escolares e para as aprendizagens sociais. Esta situação tem desafiado mentalidades, assim como a própria estrutura das instituições de ensino. Há que encontrar os meios e as respostas adequadas a cada aluno, de modo a proporcionar-lhe o acesso a essas aprendizagens. O nosso maior desafio é criar as condições necessárias para o sucesso educativo das nossas crianças e jovens...E esse é, cada vez mais, o grande papel da Escola... não UniformizaR, mas sim DiferenciaR.
Na Região Autónoma da Madeira, o grupo de Educação Especial está sob a alçada da Secretaria Regional de Educação e Cultura, mais concretamente da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação. Por sua vez, esta última tem uma orgânica específica e muito própria com várias valências e serviços, que partilham os mesmos valores, objectivos e filosofia.
Veículo concebido em Portugal para ajudar crianças com paralisia cerebral
“ Olha para mim... não tenhas receio,
fala comigo... mesmo que penses não te poder ouvir.
Sorri para mim... mesmo que eu não te consiga ver,
ensina – me ... mesmo que pareça não te entender.
Tenta, vale a pena. Tenta mais um pouco,
Pois chegarás a me aceitar
e eu aprenderei a te amar! ”
Pereira, Olívia (1980), Educação Especial, actuais desafios.
Rio de Janeiro: Ed.Interamericana Sindicato Nacional de Editores de Livros
Considera mais benéfica a inclusão ou a institucionalização de crianças e jovens com necessidades especiais?
resposta à questão
Novo comentário
Novidades
oIÇa
Get your own Digital Clock![]()
Questionário
SaUdAdE
... do Norberto Rodrigues (aluno com NEEs, falecido em 2008).
... da Prof. Dra. Luzia Lima (Instituto Piaget Almada).
... do nosso colega e amigo António Jorge Rodrigues (antigo Coordenador EE do CAP Funchal).
... dos nossos alunos que já não frequentam a nossa escola.
... de todos os docentes do ensino regular, que passaram pela nossa escola e que, apostando nos alunos com NEE, os consideraram um desafio e não um problema.
Deficiente...
É AQUELE QUE NÃO CONSEGUE MODIFICAR SUA VIDA, ACEITANDO AS IMPOSIÇÕES DE OUTRAS PESSOAS......OU DA SOCIEDADE EM QUE VIVE SEM TER CONSCIÊNCIA DE QUE É DONO DE SEU DESTINO.
LOUCO......
É QUEM NÃO PROCURA SER FELIZ COM O QUE POSSUI...
SURDO...
É AQUELE QUE NÃO TEM TEMPO DE OUVIR UM DESABAFO DE UM AMIGO, OU O APELO DE UM IRMÃO...POIS ESTÁ SEMPRE APRESSADO PARA O TRABALHO PARA GARANTIR UNS TOSTÕES POR MÊS.
MUDO...
É AQUELE QUE NÃO CONSEGUE FALAR O QUE SENTE E SE ESCONDE POR TRÁS DA MÁSCARA DA HIPOCRISIA.
PARALÍTICO...
É QUEM NÃO CONSEGUE ANDAR NA DIREÇÃO DAQUELES QUE PRECISAM.
ANÃO...
É QUEM NÃO SABE DEIXAR O AMOR CRESCER.
MÁRIO QUINTANA